Emoções Primárias e seus Híbridos
- adrisegantinbf
- 20 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Toda emoção dentro de nós significa algo a nosso respeito e tem uma função reveladora. A ausência de habilidades emocionais para lidar com nossas emoções é a principal causa das nossas dores. Sem uma leitura correta do que significa e para que serve cada uma delas, acabamos agindo e falando em desacordo com o que sentimos.
As emoções primárias como o medo, a tristeza, a alegria, o amor e a raiva, são os fios condutores da nossa evolução. São instintivas, porém, a experiência intelectiva criou padrões alicerçados no egoísmo - EGO - transformando emoções primárias em variantes emocionais ou emoções híbridas
Vamos falar da primeira forma híbrida de uma emoção primária: o AZEDUME. O Azedume é um híbrido da Raiva. É o indício de que está havendo repetição de comportamentos nocivos à nossa paz, indicando a necessidade de alterarmos nossa conduta. Insatisfação crônica. O que o Azedume quer lhe dizer? Pergunte: Por que estou irritado e de mal humor? Por que me encontro neste estado?
Vamos falar da segunda forma híbrida de uma emoção primária: a ANGÚSTIA. A Angústia é um híbrido da tristeza. É a emoção da morte, podendo ser a morte dos desejos, de projetos, de ideais, da alegria e do prazer. É o sintoma de que algo está desorganizado dentro de nós há muito tempo, é um pedido de reavaliação da nossa vida. Quase sempre vem acompanhada da solidão mostrando que estamos longe de nós mesmos.
Vamos falar da terceira forma híbrida de uma emoção primária: a INSEGURANÇA. A Insegurança é um híbrido do medo. É desencadeada pela percepção de nós mesmos como seres vulneráveis e desamparados. A Insegurança nos mostra que estamos nos apoiando em crenças que nos limitam, e é necessário fortalecer nossa autoestima e enfrentar o que tememos.
Vamos falar da quarta forma híbrida de uma emoção primária: a VAIDADE. A Vaidade é um híbrido da alegria. Indica que estamos necessitando avaliar uma carência. Aparece quando nos sentimos menores, sem valor, em falta, ou seja, vem suprir o que faltou e só aparece onde há escassez. Sem vaidade não se constrói uma estima pessoal sólida. Sufocar a vaidade cria um campo energético para doenças orgânicas, como dores musculares, constantes infecções e um severo mau humor. Mas, se somos dominados por ela, usamos como mecanismo de defesa contra a sensação de inferioridade, da ausência de valor e poder pessoal. Quando focada, é a energia que nos garante a alegria e satisfação com nossas realizações.
Vamos falar da quinta forma híbrida de uma emoção primária: a INSATISFAÇÃO. A insatisfação é um híbrido do amor. É o indicador que estamos precisando tomar consciência sobre o que queremos e o que não queremos na nossa existência. Quando persiste é porque não conseguimos viver o que e como necessitamos, deixando outras demandas tomarem o lugar do que queremos, ignorando nossas carências mais profundas. É o oposto da felicidade e estabelece profundo estado de desamor. É um contrassenso, mas pessoas insatisfeitas estão movidas pelo princípio do amor. É a alma dizendo: "não está bom desse jeito", "é preciso mudar"





Comentários